quinta-feira, 9 de abril de 2009

Aí não há comboio?... Vamos de bike...

Pois é a ideia já era antiga, desde quando se fez a primeira incursão pela antiga linha de caminho de ferro que ligava em tempos idos Viseu a Sernada, ficou aquele sentimento que faltava qualquer coisa, então não há nada como acabar com esse estado.
Às 7 da matina, ainda mal se via, lá começaram a surgir dos vários pontos da freguesia e de outras paragens, sim porque este grupo tem membros por toda a parte, uns vultos ainda mal recompostos de uma noite mal passada ou passada à pressa, mas outros já bem dispostos e cheios de energia.
Para começar um novo reagrupamento na Avia, pois mais alguns companheiros lá esperavam, e não há nada como o belo café da manhã, e há que se fazer ao caminho pois a jornada prometia ser longa, em Caparrosa ainda fizemos a última aquisição.
Marcava o contador do tempo pouco mais das 8 da matina quando demos entrada na linha em Vouzela, na sua magnífica ponte.

E tal como previsto em Oliveira de Frades, fez-se a primeira paragem para o "reforço", não é só de bicicleta que vive o Homem...









Em Arcozelo das Maias, estava igualmente prevista mais uma pequena paragem para um portinho, pois um amigo do senhor Luís disponibilizou-se para isso, mas quando lá chegamos, e para espanto de todos, somos brindados com um autêntico banquete, era chouriça assada, era bolos de diversos tipos, pão, vinho, cerveja, etc. e acima de tudo muita simpatia.





Com alguma pena, lá voltamos ao trilho, pois a hora já ía adiantada, e ainda faltava a paragem para compra de pastilhas gorila no ínicio da ciclovia.









Por volta das 12 horas chegámos ao destino, para uns e fim da 1ª parte para outros, na Estação de Sernada já nos aguardavam alguns amigos que nos ajudaram nesta aventura, em termos da logística, acompanhados de dois belos exemplares da raça suína.









Encontrado um local à sombra junto ao rio, lá se fez o jeito ao estômago e à gula e por pouco só os ossos restavam.

Por volta das 13:30 e após o cafézinho, colocámo-nos em marcha para o regresso, nem todos o fizeram, pois já estava previsto alguns só fazerem a etapa de ida.

Tal como o previsto, é completamente diferente, pois a pendente do terreno muda, e claro o cansaço provocado pela primeira parte fez-se igualmente sentir, mas com maior ou menor dificuldade, lá se levou a coisa a bom porto. Após algumas curtas paragens para retemperar as forças e refrescar a garganta, por volta das 18 horas entrava-se em terras de Mosteiro de Fráguas.






Resumindo, foi um dia muito bem passado, entre amigos, e sem duvida uma aventura a repetir. A linha na sua maioria está perfeitamente ciclável, apesar de ainda existirem zonas com muita lama, e alguma vegetação que ameaça fechar a mesma.


Dia 01 de Maio lá estamos, no Porto para iniciar mais uma GRANDE Aventura, caminhos de Santiago, é preciso continuar a treinar.

Sem comentários: