terça-feira, 7 de outubro de 2008

24 HORAS BTT VISEU - Uma experiência única

Como em todas as histórias, esta não foge à regra e começou há algum tempo atrás.
Fizemos a inscrição um pouco às cegas, pois nenhum de nós já tinha tido qualquer experiência do género, mas como nada nos mete medo, lá fomos para esta aventura.

Na Sexta-feira à tarde, o Perrinhas e o Lando, foram dar início à montagem da tralha toda e levantar os dorsais, ainda deu para ajudar o pessoal dos Manhosos, ficámos a ocupar as mesmas "boxes", e valeu a pena, foram bons companheiros.
No Sábado, bem cedinho, pois ainda era preciso preparar todo o estaminé, lá estavamos para iniciar esta grande aventura, o aparato já era grande, montavam-se as últimas tendas, levantavam-se os dorsais, efectuavam-se as últimas afinações nas máquinas, os stands ganhavam forma, a música "bombava", estava um ambiente fantástico e tudo se conjugava para um grande evento.
Por volta das 10 horas saímos em grupo para fazer uma volta de reconhecimento ao percurso, o que deu para ver que não era assim tão díficil como se imaginava.
Ás 11:30 e tal como combinado já estávamos na Praça dos Biriattus para ouvir as últimas indicações da organização, após as quais o nosso colega Pedro se dirigiu para o local da partida, pois ele foi democratimente obrigado a ser o primeiro a partir.
Após as intervenções do costume, e poucos minutos passados das 12 horas, deu-se o tiro de partida, passados 23 min já os primeiros estavam a passar pela meta com um grande andamento, não fossem eles neste momento os campeões nacionais na sua categoria (elites e sub-23).
A partir daqui foi um constante comboio de bicicletas, e mudança de chips, também foi aí que apareceu, a imagem de marca destas 24 horas, o famoso ADELINO (o homem anda que se farta)
As horas foram passando e tudo ia correndo dentro da normalidade, não fosse o tempo perdido nas duas vezes em que perdemos o chip e estava perfeito, é de lamentar o acidente sofrido por um companheiro de pedal, nos camiões que se encontravam junto à meta (muito original esta ideia, estão de parabéns).
Quando cai a noite, tivemos a certeza que estávamos em Viseu, pois quem nunca ouviu aquele ditado popular ande o frio por onde andar a Viseu vem parar e é bem verdade.
Durante a manhã e como tínhamos durante a noite perdido um lugar na classificação (se é que isso importa-se muito) lá tivemos que fazer um esforço extra para recuperar o 4º lugar, o que foi conseguido.
Pelas 12 horas de domingo e como previsto deu-se por terminada a prova, e aí foi começar a ver o pessoal da desmontar a tralha toda e preparar-se para o almoço nos fabulosos Paços do Fontelo.

Em resumo, foi um extraordinário evento, no entanto houve algumas coisas que poderão ser no futuro melhoradas:
- é necessário um parque de campismo maior, e se possível com as viaturas por perto;
- aquelas colunas viradas para o parque, eram escusadas estar ligadas durante toda a noite;
- é certo que muitas pessoas já estariam há muitas horas sem dormir e descansar, mas fica mal a alguns elementos da organização, manifestarem o seu mau feitio da forma como o faziam, em especial na zona da meta e um tal de Sr. Fernando;
- deveria haver mais vigilância dos trilhos, pois durante a noite quem quisesse "atalhar" tinha todas as condições, bem como muita gente estava a andar sem as luzes obrigatórias.

Isto são só pequenos reparos que em nada mancham esta prova, e a boa organização no geral, estão de parabéns os Biriattus.


Falta um agradecimento especial a todos os amigos que apareceram para dar uma força ao pessoal, muito obrigado.

E claro dar os parabéns à equipa, que se portou como uma verdadeira equipa.

Os Heróis:
Pedro Madeira
Fernando Jorge
Paulo Carvalho
Jorge Miguel
Orlando Gomes
José António
Pedro Silva
Nuno Carvalho


Até para o ano

2 comentários:

Anónimo disse...

Estamos todos de parabéns e obrigado aqueles que nos ajudaram "aquecer " por dentro ....com as minis fresquinhas .
Pró ano há mais .........

Paulo Carvalho disse...

Para o ano é para o pódio!!! eheheh